sábado, 20 de novembro de 2010

Foco no cliente


Ferramenta ajuda a planejar a atuação do RH de acordo com as demandas do mercado



Investigar as forças internas, imaginar as oportunidades, inovar para encontrar aspirações e inspirar para conseguir resultados. Essas são as premissas da metodologia SOAR, desenvolvida para planejar o alinhamento da área de recursos humanos às necessidades dos clientes, que foi experimentada pelos congressistas do CONARH na Palestra-Oficina Como alinhar RH ao cliente, apresentada por Alcir Miguel Júnior, diretor da Mendes Miguel Consultores.

Analistas, gerentes e diretores de treinamento e gestão de pessoas debateram sobre os princípios da ferramenta, compartilharam experiências vividas em suas organizações e preencheram um quadro com suas propostas focadas em uma posição favorável no mercado. A oficina teve como objetivo a integração, o engajamento e o protagonismo dos executivos dos diversos estados brasileiros presentes diante da abordagem apresentada.

Segundo Miguel Jr., que emprega o sistema americano SOAR em diversas empresas desde 1995, uma área de RH estratégica é aquela que sabe influenciar os tomadores de decisão na busca por melhores resultados. "Aconselhamos aos executivos sobre a importância de impactar todos os níveis de atuação em uma companhia, empenhando-se em criar um ambiente propício à aprendizagem, reflexão e ao diálogo", explicou.

O consultor mostrou, ainda, a relação entre os produtos e serviços oferecidos e os processos e as relações de trabalho. "Parar para trocar ideias pode ser considerado perda de tempo, porém esse é o caminho para a inovação e os estímulos, que permite que as pessoas pensem, compreendam, expressem e sintam que as ações repercutirão em indicadores financeiros a longo prazo", ressaltou.

Isso por que quando os líderes abusam de sua autoridade, não ouvem as sugestões e opiniões de seus subordinados e não toleram erros, estão inviabilizando a formação de uma cultura propícia ao desenvolvimento de meios inovadores. "Um executivo estratégico sabe co-criar mecanismos para atração e retenção de talentos orientados ao negócio e se atenta às forças dos indivíduos em descobrir novas possibilidades para o crescimento", afirmou Miguel Jr.

A metodologia baseia-se no reconhecimento das tendências de mercado e de seus impactos para o negócio, provendo os potenciais para garantir a longevidade empresarial. "Para manter o engajamento de todos os colaboradores é necessário que haja o desdobramento da cultura aos diversos níveis, incluindo cada membro nas decisões e nas estratégias corporativas", complementou.

O palestrante destacou o papel do RH em se legitimar perante os colaboradores, de tratá-los de forma diferente, porém sustentável, e de utilizar uma linguagem de negócios. "O projeto que implementamos visa o envolvimento de toda a organização e de seus stakeholders para potencializar os pontos fortes de cada um, revisar processos e identificar oportunidades lucrativas existentes no mercado que poderiam ser melhor aproveitadas", finalizou.

Fonte:http://revistamelhor.uol.com.br/textos.asp?codigo=12959

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