As organizações que darão continuidade em suas atividades em um período de tempo considerado longo, devem ter foco na Qualidade Total (QT), ou seja, devem praticar a incessante busca pela qualidade em todos os processos que realizarão.
Uma das principais etapas na aplicação da Qualidade Total e que requer tempo e atenção na elaboração de todos os detalhes é a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que tem como função básica promover uma maior participação dos colaboradores na rotina empresarial.
A Qualidade de Vida no Trabalho se fundamenta na união de dois aspectos essenciais, que são:
· o bem estar do colaborador
· eficácia nos processos organizacionais
As organizações que almejam a liderança de seu mercado devem proporcionar à sua equipe um ambiente agradável para aliviar a rotina organizacional dos colaboradores. Tornando a empresa não só um local de trabalho, mas que seus funcionários enxerguem ali como um lugar para se desenvolverem.
As abordagens de QVT não se limitam a programas de saúde ocupacional e/ou preventiva, estudos ergonômicos e muito menos palestras motivacionais. O conceito de QVT é extremamente mais complexo que isso, pois se fundamenta em fatores extrínsecos e intrínsecos.
Para auxiliar em todo o processo as organizações devem deixar que os colaboradores assumem riscos, sendo que as eventuais falhas devem ser encaradas como instrumento pedagógico e assim proporcionando o desenvolvimento da organização e da equipe como um todo.
Portanto, torna-se impraticável a Qualidade Total sem se envolver com a Qualidade de Vida no Trabalho, pois para requerer a QT é necessário desenvolver habilidades e conscientização para conquistar qualidade no sentido mais amplo de seu significado sendo então um estado de espírito coerente em todos os seus momentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário