quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Qualidade de vida no trabalho

As organizações que darão continuidade em suas atividades em um período de tempo considerado longo, devem ter foco na Qualidade Total (QT), ou seja, devem praticar a incessante busca pela qualidade em todos os processos que realizarão.
Uma das principais etapas na aplicação da Qualidade Total e que requer tempo e atenção na elaboração de todos os detalhes é a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que tem como função básica promover uma maior participação dos colaboradores na rotina empresarial.
A Qualidade de Vida no Trabalho se fundamenta na união de dois aspectos essenciais, que são:
·        o bem estar do colaborador
·        eficácia nos processos organizacionais
As organizações que almejam a liderança de seu mercado devem proporcionar à sua equipe um ambiente agradável para aliviar a rotina organizacional dos colaboradores. Tornando a empresa não só um local de trabalho, mas que seus funcionários enxerguem ali como um lugar para se desenvolverem.
As abordagens de QVT não se limitam a programas de saúde ocupacional e/ou preventiva, estudos ergonômicos e muito menos palestras motivacionais. O conceito de QVT é extremamente mais complexo que isso, pois se fundamenta em fatores extrínsecos e intrínsecos.
Para auxiliar em todo o processo as organizações devem deixar que os colaboradores assumem riscos, sendo que as eventuais falhas devem ser encaradas como instrumento pedagógico e assim proporcionando o desenvolvimento da organização e da equipe como um todo.
Portanto, torna-se impraticável a Qualidade Total sem se envolver com a Qualidade de Vida no Trabalho, pois para requerer a QT é necessário desenvolver habilidades e conscientização para conquistar qualidade no sentido mais amplo de seu significado sendo então um estado de espírito coerente em todos os seus momentos.

Nenhum comentário: