A globalização vem trazendo para as organizações situações cada vez mais complexas, que tem exigido de seus gestores soluções eficientes.
A rapidez com que a tecnologia vem avançando, junto com a comunicação e as transformações constantes da economia é uma realidade da qual nenhuma organização pode escapar, caso ela queira sobreviver no mercado.
È nesse momento de mudança que a gestão de conhecimento se torna uma importante ferramenta para as organizações e para as pessoas ligadas a elas.
O conhecimento sempre foi símbolo das grandes conquistas das civilizações. Porém o conhecimento por si só não agrega valor a organização, no entanto, quando o conhecimento é aliado à gestão ele faz sim toda diferença.
A necessidade de implementação de processos que gerenciem e disseminem o conhecimento é o mais novo desafio a ser enfrentado pelas organizações.
Gestão de conhecimentos parte do pressuposto de que todo o conhecimento da organização, na cabeça de seus colaboradores, dentro de cada departamento, pertence também à organização. Sendo assim todos os colaboradores que contribuem para esse sistema tem o direito de usufruir deste conhecimento.
O objetivo da Gestão de Conhecimento é de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações e o meio em que estão inseridas.
Tornando-se assim um processo sistemático, articulado e intencional, para se atingir a excelência organizacional.
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