sábado, 20 de novembro de 2010

Entrevista de seleção

Poucas são as pessoas que conseguem um emprego sem passar por entrevista de seleção.
Existem três tipos de entrevista de seleção: a estruturada, não estruturada e entrevista sobre pressão.
A entrevista estruturada é exatamente um processo conduzido de acordo com uma ordem predeterminada,ela é planejada para extrair o máximo de informação do candidato.
A entrevista não-estruturada é uma entrevista não-dirigida, é informal e proporciona ao candidato maior abertura.
A entrevista sob pressão (felizmente pouco empregada) pode ser uma experiência assustadora para o candidato inexperiente.O entrevistador deliberadamente cria uma atmosfera carregada, ameaçadora. Contradiz ou discute com o candidato, muda o rumo repentinamente e usa outras técnicas para deixar o candidato tenso. Ele fará uma ou mais perguntas hipotéticas, como por exemplo: O que você faria se .....?

Hoje, o mercado está exigindo, cada vez mais competências interpessoais, tais como: liderança, iniciativa e facilidade de relacionamento com os pares.

As organizações precisam de pessoas que, além de conhecimento técnico, tenham como competências essenciais a curiosidade pelo aprendizado, a flexibilidade, a capacidade de adaptação às mudanças, a facilidade no trato interpessoal e o sentido de urgência que o mundo atual nos imprime.

O sucesso e a saúde da organização dependem das pessoas que são selecionadas para nela trabalharem e é importante ressaltar que não existe candidato bom ou candidato ruim. O que existe é o candidato com perfil mais adequado ao cargo e a cultura da organização.

Fonte:file:///C:/Documents%20and%20Settings/uSUARIO/Meus%20documentos/MARKETING/rh/ENTREVISTAS%20DE%20SELE%C3%87%C3%83O.htm



Nenhum comentário: