Partindo do pressuposto que treinamento é uma necessidade para o desenvolvimento organizacional o gestor encara algumas dificuldades para manter sua equipe coesa e ao mesmo tempo aumentar sua produtividade e a satisfação dos colaboradores.
O primeiro passo a ser tomado ruma à “equipe perfeita”, é no momento que o indivíduo for contratado passar pelo programa de orientação que tem como intuito de repassar informações básicas e habilidades essenciais para superar as expectativas em sua nova função, tais como: i- as políticas da organização; ii- especificidades do cargo; iii- processo de socialização com a equipe. Portanto, pode-se notar que tantos os profissionais mais experientes quanto os recém-formatos devem vivenciar os programas de orientação.
No que refere ao treinamento propriamente dito é necessário atenção dobrada ao fato de que se realmente é necessário o treinamento, porque treinar só por treinar será um desperdício de recursos e não um investimento. Um funcionário pode ser treinado quando se ingressa na empresa, mas o treinamento não é um processo único e exclusivo para esse funcionário, é também fundamental para os funcionário que estão há mais tempo na casa, independente de sua idade ou de quanto tempo concluiu a graduação.
Geralmente os treinamentos são oferecidos aos funcionários que compõem o nível tático e estratégico da organização, para posteriormente repassar os conhecimentos adquiridos para o nível operacional, porém a fim de evitar riscos não é interessante para a organização investir maciçamente em um único colaborador, pois se ele for muito capacitado para as condições que o cargo lhe oferece ou ele sairá da organização ou exigirá melhores condições de trabalho, aumentando assim os custos/despesas da organização e conseqüentemente perdendo a real intenção do treinamento.
Portanto, treinamento é visto como uma ferramenta utilizada para atender objetivos em curto prazo, porém não pode perder o foco em tais objetivos, pois se treinar alguém da equipe ou a equipe como um todo para realizar atividades nas quais não serão úteis não há coerência na existência do treinamento.
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