Existem quase trinta milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil. Quase vinte por cento da população e mesmo assim a grande maioria das pessoas ainda não sabe lidar com as diferenças ou se sentem desconfortáveis ao encontrar uma pessoa com necessidades especiais.
O sucesso da inclusão social depende de todos os envolvidos com a empresa. Depende da alta direção com seu papel fundamental e que faz todo o business ter sentido, ter viabilidade técnica, humana, comercial de existir. Dos diretores, que são os porta-vozes desta estratégia no corpo da pirâmide da empresa até chegar à base dela, aos operacionais que são tão importantes quanto os gestores embora, as decisões macro-estratégicas não estejam em suas mãos. Cada um, cumprindo seu compromisso com o sucesso da empresa, refletindo no sucesso pessoal e profissional de todos.
É formado um “Time” dentro da empresa e cada um tem que cumprir sua missão, para que o todo chamado vitória seja conquistado. (De que vale um time, sem os atletas (bem selecionados, bem treinados, cumprindo) todos os requisitos necessários e compatíveis com as estratégias dos donos do time para excelente relação com patrocinadores, mídia, torcida, etc.)?
E estes, sem um técnico (com competências, talentos, habilidades técnicas e psicológicas, sabendo liderar, em cenários de crises e mudanças contínuas) chegam ao sucesso com a mesma velocidade, ganhos que um time “Afinado”, treinado, orientado por um técnico “especial”?
E os parceiros da base do time, como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, arrumadores do uniforme? Pois é, desde o “topo até o piso” da pirâmide (em termos de escala hierárquica) cada um é importante, para que o sucesso empresarial aconteça. E neste sucesso, com certeza, está “incluída” a “Inclusão”!
A inclusão social é muito importante e é realidade no Brasil, apesar de apresentarem certas limitações essa pessoa desempenha, a partir da sua capacidade com muito empenho e dedicação sua contribuição para a organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário