terça-feira, 24 de agosto de 2010

Estudo de caso da empresa Zap

A empresa Zap grande produtora de pneus do Triângulo Mineiro, designou a sua gerente Mônica a responsabilidade de avaliar a rotatividade de pessoal em sua empresa. Os primeiros dados mostravam:

1- Os funcionários responsáveis pelo controle e qualidade dos produtos finais tinham grande rotatividade entre o segundo e o sexto mês de trabalho do que as demais áreas.

2- O setor de entrega e contato com o cliente intermediário se destaca pelo grande número de pedidos de demissões após um ano e três meses na empresa.

De que forma, o processo de recrutamento e seleção pode estar relacionado aos fatores observados. O que você proporia para melhorar o processo de agregar pessoas?

3 comentários:

Carla Gontijo disse...

Nota-se com essa rotatividade de pessoal, que o processo de recrutamento e seleção está sendo falho, isso acarreta para a organização várias perdas tanto financeira, como de informações que são levadas com os colaboradores e também os talentos que não são desenvolvidos. Deste modo para a empresa melhorar seu processo de recrutamento e seleção sugere-se que a empresa elabore um processo de seleção mais detalhado, que consiga visualizar o candidato mais adequado ao cargo, isso não significa o mais graduado e sim o que mais se encaixe ao perfil exigido para a função.

Acsa Brenna disse...

O processo de recrutamento e seleção tem que ter um obejetivo de perfil de profissional a recrutar, entretanto não se deve culpar exclusivamente este setor da empresa, a falha pode estar na empresa em si, que não se apresenta atrativa para seus funcionários.

Pedro disse...

Esse grande número de rotatividade de pessoas não é interessante para a organização, pois a cada processo de seleção e recrutamento a empresa despende recursos. Portanto aconselharia para a empresa Zap organizasse um "estoque de candidatos potenciais" para futuramento quando a vaga estiver em aberto novamente a empresa contacta o profissional.