sábado, 20 de novembro de 2010

Desafio das empresas


Criar um ambiente de trabalho onde as pessoas possam mostrar suas convicções e necessidades é o grande desafio das empresas na atualidade. Isso é o que afirmou Pedro Mandelli, sócio-diretor da Mandelli Associados, durante o Congresso Nacional de Recursos Humanos (CONARH), realizado entre os dias 1 e 4 de agosto.

Segundo o especialista, só é possível manter uma empresa com seis, sete mil colaboradores de alta performance se as pessoas que nela atuam tiverem vontade de estar lá e perceberem que podem aprender com aquela organização. “O desafio é conseguir somar ao currículo de cada um aquilo que a empresa se propõe”, disse.

“Meta não é mais desafio. Meta é normal, é obrigatório e por isso o desafio é o aprendizado”, completou o especialista, ao dizer que as empresas começam a se reestruturar para que as pessoas atinjam uma performance superior “voluntariamente”. “Isso é o que chamamos de esforço de doação. É o que faz com que os profissionais se mantenham numa organização”.

A organização deve ainda, de acordo com o consultor, apresentar sua proposta e perguntar se os colaboradores estão dispostos a participar daquela missão. Mandelli afirmou que ao longo do tempo as empresas condicionaram as pessoas a agir de determinada maneira da qual, agora, precisam se “libertar”.

Por Marina Rosenfeld

Nenhum comentário: