sábado, 18 de setembro de 2010

Convivendo em grupo: O papel do líder

O líder, definitivamente, possui um papel fundamental na organização, pois cabe a ele identificar as causas dos problemas e encontrar soluções coerentes, para a sobrevivência do grupo na empresa e da empresa no mercado, ou seja há a existência de subgrupos que se relacionam diretamente com grupos maiores, onde ambos possuem capacidade de se influenciarem entre si. Tais ligações são representadas a seguir, pela relações dialéticas entre níveis sucessivos de complexidade social (Hinde, 1997):

Para quem pergunta se há diferença entre grupo e equipe de trabalho, a resposta é sim. Um grupo é quando as pessoas que o compõem se relacionam emocionalmente em um processo de interação, enquanto que uma equipe de trabalho nem sempre corresponde às suas necessidades individuais, pois este pode ser também da organização, por exemplo em uma equipe de futebol o objetivo é fazer gol e evitar gol e não há necessidade de que a equipe mantenha relações afetivas, contanto que alcance os objetivos almejados.

Enfim, devemos considerar um bom líder aquele que é capaz de compreender e, simultaneamente, atender os grupos sociais da melhor maneira possível. Ou seja, o líder deve sempre: 1) impactar, positivamente, o desempenho de todos na organização; 2) criar oportunidade para a cooperação das pessoas na organização; 3) equilibrar a satisfação das pessoas que compõem sua equipe com as necessidades dos demais grupos.

Referências Bibliográficas:

Hinde, R. A. Relationship: a dialectical perspective. Hove: Psycology Press, 1997.

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